Terça-feira, Dezembro 6, 2022
Início Brasil Candidato de Bolsonaro, Arthur Lira (PP) vence no 1º turno com 302...

Candidato de Bolsonaro, Arthur Lira (PP) vence no 1º turno com 302 votos

O deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito o novo presidente da Câmara nesta segunda-feira (1º) logo no primeiro turno da disputa, atropelando o candidato de Rodrigo Maia, com 302 votos. Baleia Rossi (MDB-AL) ficou na segunda colocação, com 145 votos, e Fábio Ramalho (MDB-MG) foi o terceiro colocado, com 21 votos.

Em seu discurso antes da votação, Lira afirmou que a Câmara representa mais de 51 milhões de votos e que não existe um “trono” no comando da casa – ironia com seu antecessor, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que foi visto como centralizador. Lira prometeu fazer reuniões com as lideranças partidárias às quintas-feiras para definição da pauta da semana seguinte.

Lira venceu a eleição com o apoio pessoal do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em sua campanha, que incluiu a adesão de 11 partidos. Ele lançou a sua candidatura ainda no ano passado, em 9 de dezembro.

O alagoano presidirá a Câmara até 2023. Ele substituirá Maia na função, que comandava a casa desde 2016 e entrou em rota de colisão com Lira nas últimas semanas. Maia apoiou a candidatura de Baleia Rossi e tentou mobilizar diferentes partidos para marcharem ao lado do emedebista. Mas o agora ex-presidente da Câmara fracassou na empreitada e viu até mesmo o seu partido, o DEM, abandonar Rossi e votar em Lira.

Tiago Medeiroshttp://wwww.painelbrasil.net
Diretor do grupo Painel Brasil
Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais populares