O Partido dos Trabalhadores (PT) teve nove contas desativadas no WhatsApp nas duas últimas semanas por envio automatizado de mensagens e denúncias de spam político.
A presidente do partido membro do Foro de SP, Gleisi Hoffmann confirmou a informação e tentou alegar que o partido tenha sofrido represália da plataforma.
“Não dá para a gente afirmar que seja uma represália, mas com certeza o Facebook tem lado, um posicionamento político e um posicionamento em relação ao PL. Não devem estar contentes com ele”, declarou.
WhatsApp proíbe disparo de mensagens em massa
Embora o envio de spam não seja considerado crime pela lei brasileira, o WhatsApp proíbe o disparo de mensagens em massa. Quando a prática é realizada por um partido político, a companhia a compreende como spam político. Mensagens em massa, geradas por sistemas automatizados, causam o banimento de duas milhões de contas do WhatsApp todos os meses, em todo o mundo.
A atividade dos canais do PT na plataforma foi classificada como suspeita por se assemelhar aos mecanismos semiautomatizados. Adicionalmente, vários usuários denunciaram as contas ao perceberem que estavam recebendo o mesmo conteúdo repetidas vezes, o que configura a prática de spam. Após observar o comportamento das contas relacionadas, o app decidiu removê-las.