x
Mon, Apr 29, 2024
Destaque Mundo

Trégua Temporária entre Israel e Hamas é Agendada para Quinta-Feira (23)

Trégua Temporária entre Israel e Hamas é Agendada para Quinta-Feira (23)
  • Publishednovembro 22, 2023

Uma trégua entre Israel e o grupo Hamas está marcada para começar às 10h da manhã (5h no horário de Brasília) de quinta-feira (23), segundo informações fornecidas por uma autoridade israelense à CNN nesta quarta-feira (22). O acordo, ainda que temporário, pode estender-se por até 10 dias, embora as autoridades israelenses acreditem ser improvável que dure tanto tempo.

O Primeiro-Ministro israelense Benjamin Netanyahu mencionou na terça-feira (21) que a duração do cessar-fogo poderá ser prolongada, dependendo da libertação de reféns pelo Hamas. A cada 10 reféns liberados, um dia adicional de trégua seria concedido.

Apesar do acordo, as Forças de Defesa de Israel (IDF) continuaram suas operações na Faixa de Gaza antes do início da trégua. Segundo um porta-voz das FDI, cerca de 400 entradas de túneis foram descobertas e destruídas desde o início do conflito em 7 de outubro. Acredita-se que o Hamas esteja utilizando estas estruturas subterrâneas para abrigar combatentes e armamentos.

O conflito iniciou-se quando o Hamas, classificado por Israel, Estados Unidos e União Europeia como uma organização terrorista, disparou foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza, levando a uma resposta militar israelense por terra, mar e ar.

Sobre a libertação de prisioneiros, a maioria dos palestinos listados para possível soltura são adolescentes do sexo masculino, com idades entre 16 e 18 anos, e cerca de 33 mulheres, conforme dados da CNN. Estes indivíduos estão detidos por uma variedade de acusações, incluindo lançamento de pedras, ameaça à segurança regional, apoio a organizações terroristas ilegais e tentativas de homicídio.

O acordo, aprovado por Israel nesta terça-feira (21), prevê a libertação de 50 reféns detidos pelo Hamas em troca de um cessar-fogo.

Written By
Alkadev

Software Engineer | AWS Cloud Architect & DevOps

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *