x
Mon, Apr 29, 2024
Mundo

Israel Acusa Irã de Envolvimento no Sequestro de Navio pelo Grupo Houthis no Mar Vermelho

Israel Acusa Irã de Envolvimento no Sequestro de Navio pelo Grupo Houthis no Mar Vermelho
  • Publishednovembro 20, 2023

O governo de Israel, neste domingo (19), acusou o Irã de ser o responsável pelo sequestro de um navio de carga no Mar Vermelho, perpetrado pelo grupo terrorista Houthis do Iêmen. O incidente, descrito pelo Exército israelense como “muito grave com consequências globais”, não envolve uma embarcação israelense, mas tem ligações indiretas com o país.

O navio em questão, “Galaxy Leader”, segundo informado pelo gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, pertence a uma empresa britânica e é operado por uma empresa japonesa. A bordo, estavam 25 tripulantes de várias nacionalidades, incluindo Ucrânia, Bulgária, Filipinas e México. Conforme relatado pela imprensa local, o navio possui bandeira das Bahamas e está registrado em nome de uma empresa britânica, sendo alugado de uma empresa japonesa e parcialmente de propriedade do magnata israelense Rami Abraham Unger.

O sequestro é visto como um ato de agressão iraniana contra a liberdade internacional e a segurança das rotas marítimas, intensificando as tensões na região. O ataque veio após ameaças feitas pelo líder dos insurgentes Houthis, Abdul-Malik al-Houthi, que anunciou planos para atacar navios com bandeira israelense ou operados por empresas israelenses.

O sequestro do navio “Galaxy Leader” no Mar Vermelho por terroristas do Houthis, apoiados pelo Irã, ressalta a complexidade e a volatilidade da situação de segurança na região. Israel, ao denunciar o Irã, destaca a necessidade de uma resposta coordenada internacional para garantir a segurança das rotas marítimas e combater o terrorismo. Este incidente é um lembrete sombrio das ameaças que pairam sobre o comércio marítimo global e a paz regional.

Written By
Alkadev

Software Engineer | AWS Cloud Architect & DevOps

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *